Fechar
NEWSLETTER
Brasil é o terceiro maior produtor líquido das Américas
Fechar
Meta de longo prazo do governo brasileiro, o aumento da produção nacional de petróleo transformou o Brasil, nos últimos anos, em um dos 10 maiores produtores de combustíveis líquidos.

A descoberta de grandes jazidas de petróleo no pré-sal também contribuiu para o país alcançar esse patamar de destaque.

O Brasil é hoje o 9° maior produtor de combustível líquido do mundo e o 3° maior produtor das Américas. Em 2017, produzimos 3,36 milhões de barris por dia (b/d) de petróleo e outros líquidos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.

EUA lidera

O último relatório estatístico mensal do American Petroleum Institute mostrou que os EUA, em março, mantiveram a posição de maior produtor de petróleo do mundo, com um ritmo de 12,1 MMbopd (Million Barrels of Oil Per Day) igual a fevereiro de 2019. Além disso, a demanda de petróleo no mês de março superou a média do mês nos últimos dez anos, que era de 20,7 MMbopd.

Os EUA não lideram o ranking por acaso; o país está desempenhando um papel de liderança na demanda global de energia. Seu uso crescente de gás natural produzido internamente na geração de eletricidade resultou em economia significativa para as famílias americanas e ajudou a reduzir as emissões de dióxido de carbono em todo o mundo.

Com gás natural e petróleo abundantes e acessíveis a economia prosperou. Enquanto gastos com saúde, educação e alimentação aumentaram significativamente entre 2007 e 2017, os gastos com energia doméstica diminuíram nos EUA no mesmo período.

Há dois anos, em 2017, o Brasil era o 8° maior consumidor de energia do mundo e o 3° maior consumidor de energia nas Américas, atrás dos Estados Unidos e do Canadá. O consumo total de energia primária no Brasil também cresceu 28% na última década devido ao crescimento econômico.

Invista no Brasil. Invista na sua empresa. Solicite um estudo de viabilidade do Grupo Léros.

Fontes: abril/2019

ClickPetroleo

O Petróleo

COMPARTILHE
REDAÇÃO
E-mail Facebook Twitter WhatsApp Pinterest