Fechar
NEWSLETTER
Comercializadora de energia: você sabe qual é seu papel?
Fechar
O mercado livre de energia vem se expandindo rapidamente, mas será que você sabe qual é o papel das empresas comercializadoras neste processo?

Os agentes comercializadores são parte fundamental para o funcionamento do mercado livre de energia elétrica. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), os importadores, exportadores e comercializadores de energia elétrica, além dos consumidores livres e dos consumidores especiais, são considerados agentes comercializadores de energia. As empresas comercializadoras compram energia por meio de contratos bilaterais no ambiente livre, podendo revender esta energia aos consumidores livres ou a outros comercializadores e distribuidores.

As comercializadoras de energia foram criadas para solucionar antigos problemas da contratação de energia elétrica, provendo mais eficiência nas transações entre vendedores e compradores.

Como em qualquer mercado, os interesses de vendedores e compradores divergem. No mercado elétrico, os produtores querem vender por preços maiores e prazos mais longos, enquanto os consumidores buscam menores preços e volumes ajustáveis à sua demanda. Os produtores precisam de receita garantida para financiar obras de capital intensivo. Já os consumidores, que não tem a energia elétrica como seu negócio principal, preferem a garantia de melhores preços e flexibilidade de volume.

Os consumidores livres têm maior restrição para a contratação por prazos muito longos, devido à incerteza quanto à demanda por seus produtos e serviços e o consequente consumo de energia para este período. Além disso, os consumidores não dispõem de instrumentos financeiros para se protegerem da volatilidade dos preços, caso optem por prazos mais curtos. É aí que entram as empresas comercializadoras de energia.

O Grupo Léros, por meio da Léros Comercializadora, oferece as melhores alternativas de fornecimento de energia e as demandas específicas de cada cliente, considerando as expectativas de cada empresa a curto médio e longo prazo e oferecendo a melhor opção para o seu fornecimento de energia, com redução de custos e maximização de eficiência.

O agente comercializador é o responsável por encontrar as melhores alternativas para suprir as necessidades energéticas de sua empresa e, por outro, o quanto diversificar suas fontes, desenvolvendo produtos variados que possibilitem compra e venda com vantagens para ambos os lados.

Solicite um estudo de viabilidade do Grupo Léros e garanta uma migração viável e vantajosa para sua empresa.

 

COMPARTILHE
REDAÇÃO
E-mail Facebook Twitter WhatsApp Pinterest