Fechar
NEWSLETTER
Como substituir o plástico e ter uma vida mais sustentável
Fechar
Milhões de toneladas de resíduos não reciclados são jogados na natureza todos os dias.

O mais perigoso deles é o plástico que, que por suas múltiplas funções e seu preço acessível, fez com que o ato de descartar se tornasse um hábito mais comum que lavar as mãos depois de separar os resíduos.

As previsões apontam para um futuro bastante perigoso. Até o ano de 2050 o oceano terá, em peso, mais plástico que peixes. Além disso, está confirmado que o intestino humano também tem microplásticos. Isso muito provavelmente porque o plástico já entrou na cadeia alimentar.

Hoje já existem alternativas biodegradáveis e compostáveis para substituir o uso do plástico. Além disso, algumas atitudes podem também diminuir esse impacto ambiental. Confira:

Não compre utensílios descartáveis

Evitar a compra de copos, talheres e pratos descartáveis é uma decisão importante na redução de resíduos plásticos no ecossistema.

Evite o consumo de água em garrafas plásticas

Garrafas d’água de plástico representam um perigo já que nem sempre são totalmente recicláveis. Prefira embalagens de vidro ou galões retornáveis.

Use sacolas retornáveis para compras

Além de biodegradáveis, as sacolas ecológicas, ou ecobags, são reutilizáveis para consumo, podendo ser lavadas e usadas em diferentes situações do dia a dia. As ecobags também conseguem suportar muito mais peso que um saco plástico, já que a utilização de uma única sacola ecológica substitui aproximadamente oito sacolas comuns. Em média, estima-se que uma ecobag dure cinco anos, tempo em que uma única pessoa utilizaria cerca de mil sacolas plásticas.

Canudo de metal: o queridinho do momento

O canudo de metal pode ser levado para qualquer lugar e pode ser feito de inox, aço cirúrgico e alumínio. Geralmente ele vem num kit com limpadores internos. A maior vantagem do canudo de metal é que ele não é descartável como os de plástico. Se não quiser aderir ao canudo de metal, há opções de vidro, bambu e até feito de produtos comestíveis.

Gostou das dicas? O Grupo Léros quer oferecer alternativas sustentáveis para sua empresa crescer. Solicite um estudo de viabilidade.

 

Fontes:

Green me/ Portal Ciclo Vivo (2019)

COMPARTILHE
REDAÇÃO
E-mail Facebook Twitter WhatsApp Pinterest

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *