Fechar
NEWSLETTER
Energia fotovoltaica é a alternativa sustentável para sua empresa
Fechar
Um sistema de energia solar fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar, é um sistema capaz de gerar energia elétrica por meio da irradiação solar.

Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas e, quando a luz solar incide sobre uma destas células, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos nas empresas. A energia solar fotovoltaica é atualmente, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada mundialmente. Mais de 100 países já fazem uso da energia solar fotovoltaica.

E como funciona

O sistema fotovoltaico não requer alta irradiação solar para entrar em funcionamento. No entanto a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens. A geração fotovoltaica não provoca ruídos significativos e nem emite qualquer tipo de poluição. Além disso, é possível utilizar espaços ociosos como telhados e coberturas, eliminado a necessidade do comprometimento de áreas úteis para a instalação dos módulos fotovoltaicos. É importante frisar a importância de um estudo prévio de visibilidade para o posicionamento dos módulos nos telhados. O Grupo Léros oferece esse estudo, que tem como objetivo aumentar a eficiência de geração do sistema.

Os sistemas fotovoltaicos demandam baixíssimo esforço e custo de manutenção e a recomendação do Grupo Léros é de que a lavagem dos módulos seja realizada semestralmente. Devido à instalação dos módulos serem planejadas com uma inclinação mínima, a própria água das chuvas auxilia nesta limpeza, reduzindo gastos. A instalação do inversor em locais protegidos e a utilização de eletrodutos rígidos nos cabeamentos também evitam o desgaste precoce dos componentes. A vida útil dos sistemas fotovoltaicos gira em torno de 25 anos e, na maioria dos casos, as empresas já atingem um retorno do investimento entre 4 e 8 anos.

O Grupo Léros tem a melhor solução de energia fotovoltaica para sua empresa.

Solicite agora mesmo um estudo de viabilidade.

COMPARTILHE
REDAÇÃO
E-mail Facebook Twitter WhatsApp Pinterest