Fechar
NEWSLETTER
Energia solar e a redução de custos nas empresas
Fechar
Como já falamos aqui no blog do Grupo Léros, a energia solar é uma ótima opção

para reduzir os custos que as empresas têm com energia, todos os meses. E as corporações não ganham apenas com a redução dos gastos. Esta alternativa de energia renovável gera muitos benefícios para o seu negócio.

O Brasil tem alta incidência de irradiação solar, apresentando condições climáticas favoráveis ao uso dessa tecnologia. São inúmeras as vantagens associadas ao investimento em energia solar.

Por que a tarifa de energia é alta?

As tarifas cobradas pelas companhias do setor elétrico são instáveis e a eletricidade tem uma grande parcela no orçamento. As variações nas taxas ocorrem em decorrência dos constantes quadros de escassez de água que o país apresenta. Quando os reservatórios das hidrelétricas estão com os níveis baixos, o governo aciona a produção de energia por meio de usinas térmicas, fator que encarece a geração de energia.

O uso da energia solar resulta na diminuição dos custos operacionais das empresas, resultando positivamente no balanço final de um empreendimento. A vida útil de uma placa solar gira em torno de 25 anos, período em que uma empresa vai usufruir da geração de energia gratuita, podendo reduzir, em até 95%, o valor da sua fatura atual.

O retorno do investimento em um sistema solar vem a curto e médio prazo, com economia garantida. Ou seja, ao final de cada mês, caso a produção de energia ultrapasse o consumo, o excedente é creditado pela concessionária. Esse acréscimo no valor pode ser utilizado em até 60 meses.

Graças às tecnologias existentes hoje em dia é possível efetuar a venda do excedente do conteúdo produzido durante o dia — se existir — para a concessionária de energia da sua região, gerando créditos na sua conta de luz. A legislação e a burocracia para fazer uso dessa alternativa são cada vez menores, desde que a ANEEL editou a resolução nº 482/2012. Também é possível fazer a estocagem do excedente da produção do dia para o consumo noturno, por meio das baterias ou fazendo uso de recursos orgânicos para se evitar ainda mais agressões à natureza.

Com o uso da energia solar, nós fazemos sua empresa crescer. Solicite um estudo de viabilidade do Grupo Léros para sua empresa.

 

COMPARTILHE
REDAÇÃO
E-mail Facebook Twitter WhatsApp Pinterest