Fazenda solar é o termo usado no mercado para descrever um projeto de usina solar fotovoltaica de grande porte, instalada em uma região com condições ideais para a geração de energia renovável a partir da luz do sol. A usina solar é conectada à rede de energia, e passa a gerar energia elétrica que poderá ser aproveitada por vários consumidores.
Alemanha é a precursora
O termo “Fazenda Solar” vêm do original em inglês solar farms e foi criado na Alemanha durante os anos 90, quando alguns fazendeiros começaram a cultivar energia solar em suas terras para revender para as distribuidoras. Nessa operação, o excedente de energia é então usado em períodos nos quais não há produção de energia solar.
As fazendas geralmente são instaladas em geralmente em grandes áreas rurais, nas quais são colocadas milhares de placas solares fotovoltaicas, partes integrantes de uma grande usina de energia solar fotovoltaica, com potência suficiente para fornecer energia elétrica para várias unidades consumidoras.
A partir do momento em que se inicia a geração de energia, é possível “alugar” lotes da fazenda solar que correspondam a créditos de energia elétrica suficiente para suprir o gasto energético do cliente. Ao final do mês, a distribuidora calcula a diferença entre o consumo e os créditos que aquele consumidor possui. Assim, o sistema gera economia no valor pago mensalmente com energia.
A fazenda solar de energia possibilita uma enorme redução de gastos em sua empresa. Com esse método, sua empresa não precisa ter gastos com a manutenção do sistema e dos equipamentos. Além disso, não é necessário fazer um grande investimento inicial. Vale destacar a economia desse tipo de operação, que pode chegar a 15% do valor da conta de energia, e a preservação do meio ambiente, uma vez que a energia solar fotovoltaica é limpa e renovável.
Para saber mais sobre os benefícios deste método, solicite um estudo de viabilidade do Grupo Léros.
Fontes:
Portal Bluesol Educacional
Portal Solar
(fevereiro/março 2019)