Fechar
NEWSLETTER
Parques híbridos de energia são a tendência para próximos anos
Fechar
Você já ouviu falar sobre os parques híbridos de energia?

Hoje no país há muitas novidades e projetos interessantes sobre esse método de obtenção de energia. Mas o que eles realmente fazem?

Os parques híbridos de energia são um sistema formado por duas ou mais fontes de energia renováveis, como por exemplo, a energia eólica e a energia solar.

Um sistema de energia híbrido abastecido por energia solar e energia eólica inclui módulos fotovoltaicos, uma turbina eólica pequena, tecnologia de controlo elétrico e algumas baterias para os períodos de baixa geração de energia e utilização posterior. A energia híbrida também pode ser independente. Para isso o sistema de energia verde precisa ser estruturado utilizando energia eólica e energia solar, para então suportar um sistema que não precisa da fonte de alimentação (todo a eletricidade vem da energia renovável, o vento e sol).

As formas de aproveitamento de energias renováveis têm tomado um papel cada vez mais importante à medida que o controle dos níveis de emissões de gases poluentes tem sido alvo de preocupações internacionais. Com isso torna-se importante o estudo de métodos para o aproveitamento dos recursos naturais que causem o mínimo impacto, como é o caso da energia dos ventos e das águas.

Vantagens do sistema híbrido

O sistema híbrido eólico-solar é uma excelente opção para diminuir o consumo de energia elétrica vinda das empresas que distribuem energia. Além disso o sistema híbrido é uma fonte de energia renovável e não causa impacto no meio ambiente, diferente dos combustíveis fósseis, que são os mais usados para gerar energia.

Os sistemas híbridos têm melhor funcionamento em regiões onde os ventos e os raios solares se complementam significativamente. Para total eficiência do sistema, a energia híbrida precisa ser implementada em lugares onde o vento sopra frequentemente e os raios solares sejam constantes.

O Brasil entrou em uma nova fase no campo da geração de energia elétrica. Os avanços na tecnologia permitiram a implantação de usinas de energia eólica e painéis solares fotovoltaicos de energia solar. Essa, também tem sido uma alternativa para gerar energia verde, renovável e barata no país.

O Grupo Léros tem uma importante usina fotovoltaica no campus da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação – FTPE, no município de Lins. O Grupo Léros tem a solução ideal para sua empresa crescer. Solicite um estudo de viabilidade.

COMPARTILHE
REDAÇÃO
E-mail Facebook Twitter WhatsApp Pinterest