Fechar
NEWSLETTER
Sazonalização de energia: você sabe o que é?
Fechar
A sazonalização de energia é o processo de alocar mensalmente um montante anual de energia elétrica

Esse processo de sazonalização é realizado de formas distintas: a sazonalização dos montantes contratados em contratos de comercialização de energia em ambiente regulado, também conhecidos como CCEARs e a sazonalização da garantia física das usinas de geração.

Este processo também ocorre no Ambiente de Contratação Livre (ACL), no qual o Grupo Léros concentra suas operações. Um dos fatores exigidos em um contrato de fornecimento de energia refere-se à sazonalização do suprimento, uma ferramenta importante para a compra saudável de fornecimento de energia ao longo de um ano.

Embora seja possível ao consumidor livre e especial vender os excedentes de energia contratados, não é função do mercado livre de energia tentar gerar lucro ou especulação de valores para os consumidores. É desejável que o montante consumido seja bastante próximo do montante contratado para que não haja faltas e nem sobras de energia.

A sazonalização de contratos, juntamente com flexibilidade e modulação servem para que o total de energia fornecido se encaixe mais próximo possível do consumo. Geralmente nos meses de setembro, outubro e novembro de cada ano, as empresas fornecedoras de energia no mercado livre solicitam qual será a sazonalização dos contratos no próximo ano ao consumidor.

Nas empresas, é preciso reunir informações de vendas, estoques e capacidade de produção para se tentar chegar bastante próximo do volume de energia a ser comprado e consumido ao longo de um ano. Sempre que sua empresa estiver na fase de revisar o consumo de energia, tente otimizar ao máximo a sazonalização para que não ocorram custos desnecessários.

Em caso de dúvida, entre em contato com Grupo Léros e solicite um estudo de viabilidade.

 

COMPARTILHE
REDAÇÃO
E-mail Facebook Twitter WhatsApp Pinterest