Fechar
NEWSLETTER
Você sabe o que é eficiência energética?
Fechar
Fazer mais, com menos energia, mantendo o padrão de qualidade.

Esse é o conceito de eficiência energética, que consiste em gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia.

E você sabia que cada um de nós pode contribuir para um uso mais eficiente da energia, buscando equipamentos mais eficientes, ou seja, aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade de energia útil?

Pode-se observar essa economia em algumas atitudes, como, por exemplo, comprar uma lâmpada de LED, que chega a ter 90% de redução no consumo quando comparada a uma lâmpada incandescente de nível de iluminação equivalente. Além disto, a vida útil do LED é 50 vezes maior e o calor que é transferido para o ambiente é menor, portanto locais climatizados gastarão menos energia para resfriar o ambiente. Nas empresas, é possível migrar para novas fontes de energia, com a solar ou a eólica, por exemplo. O Grupo Léros possui toda a metodologia necessária para uma migração viável e vantajosa para o seu negócio.

Mudanças de atitude

Curiosamente, o conceito de eficiência energética não está preso exclusivamente à eletricidade. Qualquer processo ou atividade dependente de uma forma de energia gerada pelo ser humano pode se tornar mais eficiente. Além de buscar equipamentos mais eficientes, os cidadãos podem fazer a diferença para o meio ambiente utilizando a energia de forma consciente, evitando desperdícios. Com pequenas mudanças de hábitos, é possível economizar na conta de luz, gás ou combustível de automóveis.

Com o aumento da eficiência energética e o uso consciente de energia, serão necessários menos recursos naturais para gerar energia, com menores impactos negativos ao meio ambiente.

Portal

Um grupo de pesquisadores da Unicamp, em conjunto com outras universidades, ONGs e empresas, está envolvido na construção de um Portal Brasileiro de Indicadores de Eficiência Energética (PBIEE). O endereço tornará disponível, para toda a sociedade, seja consumidor, concessionárias de energia, indústria e/ou governo, informações sobre os meios eficazes e projetos mais aderentes que estão sendo implantados, finalizados ou em andamento no Brasil sobre Eficiência Energética (EE).

COMPARTILHE
REDAÇÃO
E-mail Facebook Twitter WhatsApp Pinterest