Fechar
NEWSLETTER
Saiba como aumentar a eficiência energética da sua empresa
Fechar
Em razão das perdas por aquecimento de equipamentos e instalações elétricas, estima-se que uma parte significativa da energia gerada anualmente no Brasil seja desperdiçada.

Mas esse quadro pode ser revertido com o melhor aproveitamento e uso racional das fontes de energia. O entendimento desse potencial de economia; de fazer mais com menos, é o que define a redução de energia e a eficiência energética.

O setor industrial é um dos que mais consomem energia no país, e também um dos que mais tem potencial para reduzir estes gastos. Para que as empresas estejam alertas sobre como diminuir o consumo de energia é importante ficar atento a estes pontos:

Verifique os equipamentos

Equipamentos antigos consomem muita energia. Confira desde os equipamentos de produção até os computadores de cada colaborador para analisar se há necessidade de substituição. O investimento inicial pode ser maior, mas sua empresa observará diferença na conta nos meses seguintes, e o meio ambiente agradece.

Conscientize os funcionários

A mudança também deve vir de dentro. É preciso conscientizar os funcionários a respeito das práticas sustentáveis da organização: incentive-os, por meio dos veículos de comunicação interna, a exercerem boas práticas dentro do ambiente de trabalho. Desligar o computador ao sair, não esquecer de desligar as luzes ao ir embora, optar pela luz natural em vez da artificial e, principalmente, ter um consumo de energia consciente.

Investimento em energias renováveis

O uso de energia limpa das empresas, em especial de médio e grande porte, tem se mostrado cada vez mais vantajoso. Além de serem sustentáveis, resultam em economia e, em projetos mais robustos, na autossuficiência da energia tradicional. Uma das opções mais indicadas para as organizações corporativas é a instalação de um sistema solar fotovoltaico do Grupo Léros para a geração distribuída de energia. Esse tipo de sistema é indicado para uso empresarial e até residencial, sendo que alguns podem produzir até 150 MWh/mês.

Dessa forma, dá para reduzir os custos da empresa com a energia solar por meio da substituição parcial ou completa de energia elétrica por energia renovável, considerando os aumentos constantes nas tarifas cobradas pelas distribuidoras.

Inclua a economia de energia no planejamento da sua empresa. Para isso você pode contar com a eficiência do Grupo Léros, que possui sistemas de gestão adequados para seu negócio. Solicite agora mesmo um estudo de viabilidade.

COMPARTILHE
REDAÇÃO
E-mail Facebook Twitter WhatsApp Pinterest